terça-feira, 21 de agosto de 2012

Grupo Santa Casa de Belo Horizonte

A claridade salta pela janela, a metrópole aumenta seu volume sonoro, é hora de levantar. Um bom banho e as orações matinais, é o ritual que me cabe cumprir, em meio à preguiça e a estranha sensação de acordar entre pessoas até então desconhecidas. Mas é a situação que se apresenta para mim, e não há como fugir dessa realidade a qual espero ser momentânea, 
pois a saudade de casa é imensa. Ir até a lanchonete bem rápido e comprar um jornalesco, antes que o café da manhã chegue no quarto, uma passada na capela é trajeto obrigatório. No elevador vejo a movimentação dos funcionários fazendo a troca de turno, o quadro de pessoal é composto de belas enfermeiras, e elas vão chegando sorridentes com seus alvos uniformes a nos brindar com seu "bom dia" peculiar. A fome é imensa, é hora de voltar ao quarto, pelos corredores ouço o barulhinho do carrinho de café da Sra. Marta e sua equipe, que traz junto da primeira refeição seus causos de família, histórias da filha, e da sua igreja evangélica. 

E nas três vezes em que aqui estive, os amigos foram se revezando nos quartos, dentre eles Valdemir o cômico, Eduardo o espiritualista e dono do rádio, Paulo o caladão, Wladimir o mais alto astral,  Ildeu a humildade em pessoa,  Marcelo o inquieto, Sr. Zezé o tranquilo, o novato, e Sérgio o falante. E o rádio do Eduardo já amanhece sintonizado na Alvorada FM, música de qualidade que nos dá motivação para mais um dia de vários exames, coletas, remédios, dietas rigorosas, pulsoterapia. 

A música vai nos distraindo, aliviando a ansiedade por boas notícias, pois não é fácil esperar resultados num quarto de hospital. Maus presságios são afastados a todo momento, principalmente com as amizades que fazemos por aqui, e também a leitura de livros, a música, as brincadeiras e muitas risadas, as histórias de família, causos engraçados ou tristes nos tornam mais íntimos, nos aproxima, ao compartilharmos nossas vidas percebemos o semelhante, de mãos dadas nos sentimos mais, somos mais. 



Na hora do almoço e no café da tarde, tudo se repete. A fome é grande, a dieta da nutricionista é rigorosa, uma fruta ou um biscoito na gaveta é a salvação. As enfermeiras conversam bastante conosco elevando nosso astral, as faxineiras também interagem com os pacientes, os médicos muito solícitos, e assim caminha mais um dia no Hospital.

Nesse universo de tamanha complexidade que lida com a matéria e o espiritual, que trata de vidas, que salva pessoas, que dá esperança, que alivia ou cura, ou sendo mais pessimista que prepara o ser humano para a inevitável partida para algures. Aqui dentro percebe-se várias manifestações, sente-se o que não se pode ver, o invisível e o palpável caminham nesses longos corredores, nos elevadores, nas portarias, por toda parte há um certo mistério que paira no ar. 

A noite serve-se o jantar, mais tarde o lanche, e depois o silêncio pede passagem, ele vai reinando aos poucos, vai se infiltrando aqui e acolá quando pelos corredores já não se vê quase ninguém, até as nossas salvadoras enfermeiras já reduzem o número no quadro de pessoal, o rádio já dorme, alguns colegas já ensaiam os primeiros roncos, é assustador ver um prédio imenso como esse ir se calando aos poucos, é assustador.

Mas tudo tem o seu porque, o seu para que, o momento é de refletir os desígnios de Deus, e trabalhar a aceitação é o que me cabe no momento, saber que por hora meu mundo é aqui, sei que um dia voltarei à normalidade junto aos meus familiares, isso é questão de fé e de tempo, mas por enquanto minha missão é cuidar da perda de proteína nos rins e principalmente rever minha vida espiritual.

A madrugada cresce e o sono não vem, então com caneta e papel na mão, caminho para o corredor onde ainda há luz acesa e me ponho a escrever e dialogar comigo mesmo o que sinto agora, a saudade de casa, da família, das minhas coisas, do nosso mundo particular que por muitas vezes não damos o devido valor. 

E aqui dentro me ponho a agradecer a Deus, por todo o tratamento, pela dedicação de todos os funcionários para comigo, todos os pacientes que nos tornamos cúmplices das dores e alegrias, enfim tudo que compartilhamos aqui nesse 8º andar, ala "D", Setor de Nefrologia, Hospital Santa Casa de Belo Horizonte/MG, onde fui muito bem atendido e hospedado nas novas instalações que um ser humano merece.

Do alto dessas janelinhas vejo a vida com outros olhos, quando eu passava lá fora na avenida francisco sales nem imaginava o que ocorria aqui dentro, onde a madrugada cresce em agonia, onde alguns gemidos de dores desafiam o silêncio, daqui de cima vejo as luzes dos prédios se apagando aos poucos, daqui vejo a cidade adormecendo, e eu aqui pensando em Deus e refletindo sobre a vida, em tempos de esperas...  

Dedico estra crônica ao Dr. Milton e sua equipe médica, a todos da enfermagem e em especial as enfermeiras Márcia, Maria Helena e Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário